Minha conta
0
0
  1. Principal
  2. A Ponte Flutuante dos Sonhos / Retrato de Shunkin

A Ponte Flutuante dos Sonhos / Retrato de Shunkin

(Cód. item 9788574482903) 1 em estoque | Outros produtos ESTAÇÃO LIBERDADE
(0)

R$ 55,00
À vista no PIX, Transferência ou Depósito

No Cartão de Crédito:

- Em 1x de 55,00 sem juros

(Parcela mínima de R$ 55,00, até 3x)
Não sei meu CEP?
Descrição

Descrição da Editora

A PONTE FLUTUANTE DOS SONHOS, publicado em 1959, tem seu título emprestado de um capítulo de Genji Monogatari, escrito no século XI pela cortesã Murasaki Shikibu e considerado o primeiro romance japonês. Tanizaki, que conhecia muito bem os textos clássicos (alguns dos quais traduziu para o japonês moderno) revisita na narrativa alguns temas de Genji Monogatari, como a relação ambígua de um jovem com a esposa do pai e a simbologia clássica dos elementos da natureza, inspirada pela tradição budista. O narrador Tadasu compartilha com o leitor a história de sua infância e de suas duas mães, que se misturam em sua memória. A confusão psicológica e a vergonha do narrador se contrapõem à limpidez do estilo de Tanizaki. O autor explora as nuances daquilo que não é dito e nos joga no centro do peculiar arranjo familiar estabelecido pelo pai de Tadasu, que tenta recriar, na segunda esposa, a mãe que o filho perdeu. 

A segunda obra, RETRATO DE SHUNKIN, de 1933, apresenta uma das mais marcantes personagens de Tanizaki: Shunkin, prodígio musical, cega, cujo talento e beleza despertam todos os tipos de paixões. A relação entre Shunkin e Sasuke, seu ajudante e amante, é a matéria da história. A convivência de mestra e discípulo, seu desenvolvimento artístico, o temperamento cruel de Shunkin, a fervorosa servidão voluntária de Sasuke, as tragédias que marcam suas vidas, tudo é apresentado deixando entrever uma “história secreta”, desconhecida até do próprio narrador. A narrativa gerou entusiasmo da crítica e de autores como Yasunari Kawabata, que a chamou de “obra-prima”.

A forma como Tanizaki trata a memória, a paixão e a devoção é o que conecta os dois clássicos, demonstrando sua maestria narrativa e aproximando-o, tematicamente, de Bataille e Sade em suas especulações sobre o potencial destrutivo do amor e da sexualidade.


Sobre o Autor/Artista
Jun’ichiro Tanizaki nasceu em 1886 em Tóquio, onde estudou literatura na Universidade Imperial até ser expulso por inadimplência. Começou a escrever cedo, de início sofreu influências de Baudelaire e Poe, entre outros, e participou da escola Tanbiha, que valorizava a “arte e beleza acima de tudo”, indo contra o objetivismo da época.


Textos em Português.

Dados do Produto:
ISBN: 9788574482903
Autor/Artista: Jun'ichiro Tanizaki
Tradução: Andrei Cunha, Ariel Oliveira e Lídia Ivasa

Idioma: Português
Editora: Estação Liberdade

Tipo: Livro
Capa: Brochura
Formato 14x21cm, 160 páginas
Publicação Nacional

0 Avaliações
Não há comentários para este produto.

Produtos Relacionados