Minha conta
0
0
  1. Principal
  2. Cultura Japonesa vol. 3: Entendendo o Japão

Cultura Japonesa vol. 3: Entendendo o Japão

4 em estoque | Outros produtos NIKKEY SHIMBUN
(0)

R$ 40,00
À vista no PIX, Transferência ou Depósito

No Cartão de Crédito:

- Parcela mínima de R$ 55,00, até 3x
Não sei meu CEP?
Descrição

Descrição da Editora NIKKEY SHIMBUN:
Série bilíngue voltada à apresentação da cultura, espiritualidade e história japonesas.

O capítulo sobre “Kiichiro Toyota – Pai da Indústria Automobilística Japonesa” fala dos fundadores da indústria automobilística Toyota, que temendo ver o Japão transformado em colônia econômica americana, alimentaram um sonho: produzir automóveis nacionais. E o transformaram em realidade. “Faço porque é difícil, porque ninguém quer e nem pode fazer. Quem sabe eu seja maluco, mas nada de novo acontece neste mundo sem os malucos. “ – Animado, Kiichiro venceu a oposição de seus familiares e iniciou a indústria.

“Soichiro Honda e Takeo Fujizawa – uma vida perseguindo sonhos” desvela o idealismo por trás das fases de desenvolvimento das Indústrias Honda, que de simples oficina do período pós-guerra japonês se tornou uma empresa mundial. Quando vinha à mente de Soichiro uma ideia renovadora, ele se agachava e rabiscava com um pedaço de giz sobre o chão da fábrica o desenho de um novo motor para mostra-lo aos funcionários. Todas as manhãs, Soichiro se punha sobre uma caixa de madeira e discursava a eles afirmando: – “… a nossa empresa será o maior produtor de motocicletas do mundo “. Assim se iniciou a Honda, empresa internacional.

Em “Kazuo Inamori – filosofia corporativa centrada em ‘servir a humanidade’ ” se pesquisa o pensamento de Inamori voltado à busca da satisfação espiritual e material dos trabalhadores. Em 1961, decorridos três anos da fundação, 11 funcionários admitidos no ano anterior vieram de súbito à mesa de Inamori para impingir-lhe uma reivindicação em que exigiam vantagens trabalhistas. Inamori conversou individualmente com cada um deles e os levou a compreender a situação da empresa, mas levou três dias para convencer um deles. Por fim, Inamori pressionou o funcionário: “Mate-me, se eu trair sua confiança! ” – declarou. O funcionário foi às lágrimas e apertou as mãos de Inamori. O segredo do sucesso de Kyocera está nesse zelo pelos funcionários. Inamori convivia com cada um deles, não os abandonava até o fim.

“Moku Onda – reforma econômica se inicia com recuperação da confiança” analisa as ações desenvolvidas 260 anos atrás por Moku Onda para recuperar a economia falida da Suzerania de Matsushiro. Moku iniciou abrindo uma audiência pública. Começou por pedir perdão pelos erros do suserano seu amo e por expor honestamente a natureza das dificuldades econômicas que enfrentavam. “Não minto. Não desdigo o que eu disse”, jurou ele. Para servir de exemplo à população, impôs austeridade aos próprios hábitos de vida, declarando incluir nada além de arroz e sopa nas refeições.

“O visto para a vida – diplomata japonês salva a vida de seis mil judeus” descreve a vida de um homem que às vésperas da eclosão da Segunda Grande Guerra, se manteve fiel aos princípios do humanismo mesmo sacrificando a sua carreira: heroicamente, continuou emitindo “vistos para a vida” para socorrer judeus, contrariando as diretrizes determinadas pelo Ministério das Relações Exteriores. Essa ação só foi  devidamente reconhecida depois de 1990.

“Torasaburo Kobayashi – formar pessoas é construir a nação” fala da crise econômica que assolou a Suserania de Nagaoka, ocasião em que a suserania recebeu um auxílio de cem sacas de arroz de outra suserania vizinha. Discutiu-se então o que fariam com o auxílio recebido, quando um homem defendeu: “Se o arroz for distribuído entre os vassalos da suserania, ele acabará consumido em 1 ou 2  dias. Estamos famintos. Por isso mesmo, vamos construir escola. ” O momento era crítico, e por isso mesmo, deviam vender o arroz recebido e investir o lucro em educação.

O espaço reservado à “História da Imigração” comemora as Olimpíadas de Rio recordando Tetsuo Okamoto, nascido em Marília, Estado de São Paulo, o primeiro brasileiro e nikkei a conquistar a primeira medalha de natação.

Volume 3
Textos em Japonês e Português.


Dados do Produto:
Volume 3
Idioma: Português, Japonês
Editora: Nikkey Shimbun
Coleção: Cultura Japonesa: Entendendo o Japão
Tipo: Livro
Capa: Brochura
Formato:
Publicação Nacional



0 Avaliações
Não há comentários para este produto.

Produtos Relacionados